A candidatura Unir Lisboa organizou, hoje, um passeio de bicicleta entre a Torre de Belém e o Cais do Sodré. A iniciativa, muito concorrida, utilizou a ciclovia com de cerca de 7 km que une estas zonas ribeirinhas e que foi concluída neste mandato.
O passeio serviu para assinalar a aposta que está a ser feita neste modo de transporte, com a construção de uma rede de ciclovias em percursos-chave da cidade de Lisboa. Os objectivos desta medida são, por um lado, aumentar as escolhas dos lisboetas no que diz respeito à sua mobilidade e ao lazer; por outro, fomentar a utilização de um meio de transporte não poluente.
A ideia de que Lisboa não pode ser “pedalada” é questionada diariamente por todos os que utilizam este meio de transporte nas suas deslocações e nos seus tempos-livres. Como António Costa frisou no seu discurso, Lisboa tem desníveis que desafiam a capacidade física de muitas pessoas. Mas tem, também, muitas e vasta áreas planas, onde é possível (e agradável) utilizar a bicicleta. Entre estas, incluem-se Alvalade, Telheiras ou a Frente Ribeirinha.
O desafio está, por isso, em ter a coragem e a ambição de criar melhores condições para a utilização da bicicleta nos percursos diários ou de lazer.
A candidatura Unir Lisboa propõe:
- reforçar a aposta nos modos suaves de locomoção, com destaque para o investimento na melhoria das condições cicláveis;
- implementar o programa de bicicletas partilhadas, actualmente em concurso;
- promover um programa de bicicletas eléctricas, que são particularmente adequadas às características topográficas da cidade.
Dar pedalada a Lisboa é aumentar as opões de mobilidade dos cidadãos e contribuir para melhorar o ambiente urbano. Em suma, é ganhar qualidade de vida!
Juliana Martins ( em Blog Unir Lisboa)
O passeio serviu para assinalar a aposta que está a ser feita neste modo de transporte, com a construção de uma rede de ciclovias em percursos-chave da cidade de Lisboa. Os objectivos desta medida são, por um lado, aumentar as escolhas dos lisboetas no que diz respeito à sua mobilidade e ao lazer; por outro, fomentar a utilização de um meio de transporte não poluente.
A ideia de que Lisboa não pode ser “pedalada” é questionada diariamente por todos os que utilizam este meio de transporte nas suas deslocações e nos seus tempos-livres. Como António Costa frisou no seu discurso, Lisboa tem desníveis que desafiam a capacidade física de muitas pessoas. Mas tem, também, muitas e vasta áreas planas, onde é possível (e agradável) utilizar a bicicleta. Entre estas, incluem-se Alvalade, Telheiras ou a Frente Ribeirinha.
O desafio está, por isso, em ter a coragem e a ambição de criar melhores condições para a utilização da bicicleta nos percursos diários ou de lazer.
A candidatura Unir Lisboa propõe:
- reforçar a aposta nos modos suaves de locomoção, com destaque para o investimento na melhoria das condições cicláveis;
- implementar o programa de bicicletas partilhadas, actualmente em concurso;
- promover um programa de bicicletas eléctricas, que são particularmente adequadas às características topográficas da cidade.
Dar pedalada a Lisboa é aumentar as opões de mobilidade dos cidadãos e contribuir para melhorar o ambiente urbano. Em suma, é ganhar qualidade de vida!
Juliana Martins ( em Blog Unir Lisboa)