terça-feira, 8 de maio de 2012
Imprensa europeia destaca entrevista de Mário Soares ao i Informação
A imprensa europeia destaca hoje a entrevista de Mário Soares ao i, apontando-o como mais uma das vozes, depois de Hollande, que apela a uma política comunitária mais virada para o crescimento económico e menos austeridade.
Num artigo intitulado “Quando Hollande fala em crescimento a Europa está a ouvir?”, a “Radio France Internationale” (RFI) refere Mário Soares como um dos políticos que apoia a política pró-crescimento do recém-eleito presidente francês. O site da RFI sublinha a opinião de Soares face à posição do PS, quando diz que o partido devia deixar de apoiar as medidas de austeridade do governo de Passos Coelho.
“Essa obrigação foi assumida há um ano. Mas chegou ao fim. A austeridade tem limites”, cita o jornal.
Também o espanhol “El Economista” refere num artigo, com base na entrevista dada por Mário Soares ao i, que o ex- Presidente da República português “ pede aos socialistas que deixem de apoiar mais austeridade”, estabelecendo a ligação entre as declarações do antigo estadista e a eleição de Hollande” .
“A Europa já está a mudar. Já estava antes desta vitória que é, realmente, muito importante. A eleição de um socialista pode acentuar a marcha de mudança que está em curso. Esta mudança é, efectivamente, importante porque está a ocorrer de baixo para cima, do povo de esquerda europeu para os dirigentes europeus”, destaca o “El Economista”.
Passando para a política interna portuguesa, a publicação espanhola salienta a opinião de Soares em relação à posição que o PS deve assumir face às medidas de austeridade apresentadas pelo governo.
“Mas agora que já está toda a gente a falar noutra linguagem, porque é que o Partido Socialista deve continuar a ser fiel a esse acordo? (…) A austeridade tem limites”, cita o jornal espanhol.
http://www.ionline.pt/
Artigo
2012-05-08
Marcadores:
i Informação,
Mário Soares,
União Europeia