sexta-feira, 29 de abril de 2011

Inauguração da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara. Sócrates: É preciso ser persistente para que as obras se façam



Texto Expresso Online

O primeiro-ministro defendeu hoje na inauguração da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara que é preciso "ser persistente" para que as obras se façam e que Portugal atingiu já a maturidade ambiental.

As posições de José Sócrates foram assumidas depois de ter visitado as novas instalações da ETAR de Alcântara - um investimento de 70 milhões de euros e que servirá uma população de 756 mil habitantes.

Após os discursos do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e da ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, o líder do executivo demissionário lembrou o seu passado político ligado à parte do ambiente, primeiro como porta-voz do PS (a partir de 1991) e depois como secretário de Estado e ministro nos governos de António Guterres.
"De certa forma, esta cerimónia significa para mim uma recaída ambiental. Sou porventura dos políticos que está em melhores condições para avaliar o significado da entrada em funcionamento desta nova ETAR", disse, considerando que "a poluição do rio Tejo era uma vergonha".

"Passámos para outro estado tecnológico"

"Sou de uma geração que teve que liderar com o atraso nas políticas ambientais", disse Sócrates, sustentando, em seguida, que Portugal "atingiu agora um ponto de maturidade".

"Se há conclusão que podemos tirar dos últimos 15 anos é que fizemos bem este trabalho. Ao longo destes 15 anos, aproveitando os fundos comunitários, Portugal foi capaz de vencer o fosso que nos separava dos países mais desenvolvidos em termos ambientais", advogou ainda.

Quanto ao processo que levou à construção da nova ETAR de Alcântara, que atingirá 85 por cento das águas coletadas e tratadas, o primeiro-ministro disse "saber bem o que significa em Portugal fazer-se uma obra".

"É preciso ser persistente para que as obras se façam, em particular uma obra com a ambição desta. Vamos ter uma ETAR que está à altura do melhor que se faz no mundo. Passámos para outro estado tecnológico", concluiu o primeiro-ministro.


Mais informação no sítio internet da CM Lisboa: Nova ETAR de Alcântara em funcionamento