domingo, 1 de março de 2009

Socrates 2009 – Participar Agir Vencer


http://www.socrates2009.pt/

Uma palavra de boas vindas e de saudação a todos Bem-vindos! Este espaço é vosso e foi feito e pensado para todos e para cada um de vós.

Quero falar-vos das razões da minha candidatura a Primeiro-Ministro. Essas razões são fundamentalmente três, mas todas giram em torno de uma mesma ideia: a ideia de responsabilidade.

Em primeiro lugar, responsabilidade política. Candidato-me, antes de mais, porque devo submeter-me, democraticamente, ao julgamento soberano dos portugueses sobre o trabalho do Governo e da Maioria ao longo desta legislatura.

Em segundo lugar, responsabilidade nacional. Candidato-me de novo a Primeiro-Ministro porque estou consciente das responsabilidades do PS perante o País, neste momento. Tempos difíceis e exigentes só aumentam as nossas responsabilidades.

A terceira razão é uma questão de responsabilidade para com a ética democrática. Sinto que há um combate decisivo a travar pela decência na nossa democracia. A democracia vive do confronto das ideias e do respeito pelos adversários políticos. Não podemos deixar que vençam aqueles que fazem política com as armas da calúnia, da difamação e dos ataques pessoais. Essas não são, nem devem ser, as armas da democracia.

Neste ano em que os portugueses vão ser chamados a fazer escolhas, é preciso lembrar que este não é um tempo para aventuras. O tempo que vivemos exige responsabilidade na acção, sentido de Estado, rigor, apoio às empresas e ao emprego, investimento, diálogo social e estabilidade política. Exige, sobretudo, um rumo claro, vontade e determinação reformista e defesa intransigente do interesse geral.

O País de oportunidades para todos que ambiciono precisa desta atitude de confiança, deste empenho na mudança e deste sentido de responsabilidade solidária. Só assim poderemos vencer a crise económica e promover o crescimento, o emprego e a justiça social. Conto com o vosso contributo, a vossa criatividade e a vossa participação para vencermos juntos este desafio de um Portugal moderno, mais desenvolvido e mais solidário.

José Sócrates
http://www.socrates2009.pt/