sexta-feira, 13 de maio de 2011

José Sócrates: Serviço Nacional de Saúde é o “garante da igualdade no acesso à saúde”

José Sócrates: Serviço Nacional de Saúde é o “garante da igualdade no acesso à saúde”

José Sócrates afirmou hoje em Braga que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é o “garante da igualdade no acesso à saúde” e que “apesar da gestão do novo hospital da cidade estar entregue aos privados é do Estado”.

José Sócrates, que falava na cerimónia de inauguração do novo Hospital de Braga, começou por citar Almada Negreiros - “todas as palavras para salvar o mundo estão ditas, falta salvá-lo” – para dizer que quanto ao novo hospital, “estava decidido que era preciso. Faltava fazê-lo. Está feito”.

José Sócrates descreveu este novo equipamento como “um dos mais modernos hospitais ao serviço do SNS”, que definiu como “o garante da igualdade no acesso à saúde”.

Nesse sentido, José Sócrates relembrou que o hospital hoje inaugurado, “apesar da gestão estar entregue a um privado, é um hospital público, do Estado”.

José Sócrates disse acreditar “numa sociedade que luta pelos valores da igualdade em alguns domínios” como é o caso do “acesso à saúde e do acesso aos tratamentos contra o sofrimento”.

Ainda a propósito do SNS, José Sócrates afirmou que “em nenhum país do mundo foi conseguida a igualdade no acesso ao tratamento, ao combate ao sofrimento e à defesa da vida sem construir um serviço nacional de saúde”.

Para José Sócrates “o serviço de saúde público é o que melhor preserva o valor da equidade: cada um paga conforme os seus rendimentos e cada um recebe conforme as suas necessidades”.

O novo Hospital de Braga representa um investimento de 167 milhões de euros e vai servir cerca de um milhão e duzentos mil utentes dos distritos de Braga e Viana do Castelo.

Inserido a partir de http://www.ps.pt