segunda-feira, 10 de maio de 2010

Unir Lisboa - Newsletter




O PS lança, hoje, o primeiro número da Newsletter Unir Lisboa, plataforma política epelo PS que permitiu que António Costa ganhasse novamente a Câmara Municipal de Lisboa, em Outubro de 2009.

O Terreiro do Paço e o Centenário da República são os temas centrais deste primeiro número de uma nova plataforma de comunicação que, mensalmente, dará a conhecer as iniciativas e os projectos que estamos a concretizar, honrando os nossos compromissos para Unir Lisboa.

Esta Newsletter é o primeiro elemento de uma nova estratégia de comunicação. Ainda este mês, será lançado o novo site "Unir Lisboa", no qual será possível encontrar toda a informação sobre a actividade do executivo eleito nas listas do PS para governar a Câmara Municipal de Lisboa.

Se não recebeu este primeiro n.º e está interessada(o) em conhecer o seu conteúdo, consulte o seguinte link:

http://www.ps.pt/cml/1/index.html


__________________

EDITORIAL

António Costa

Caros amigos,

Ao completar os primeiros 6 meses de mandato, quero aproveitar esta oportunidade para iniciar este contacto periódico sobre o que estamos a fazer e o que nos propomos fazer na Câmara Municipal.

Este inicio de mandato foi naturalmente marcado pela instalação dos novos eleitos, constituição de equipas, planeamento da execução do programa eleitoral e… por um inverno impiedoso que deixou marcas bem visíveis nos pavimentos e exigiu sucessivas intervenções de emergência, que mobilizaram muitos esforços da protecção civil e dos serviços de habitação.

Politicamente censurável a atitude das oposições na Assembleia Municipal. Recusaram o diálogo, demitiram-se de apresentar propostas de alteração e chumbaram o plano de actividades e o orçamento para 2010. Dificuldade acrescida, mas inconsequente.

A conclusão da obra do pavimento do Terreiro do Paço é um marco. As coisas acontecem, o programa cumpre-se, passo a passo. Abrimos a cidade islâmica no Castelo; arrancou a obra de reabilitação do Capitólio e da construção de um novo parque estacionamento no Mercado Chão do Loureiro; no inicio do próximo ano lectivo teremos 4 escolas e jardins de infância novos, nos bairros Padre Cruz e das Galinheiras, em Telheiras e no Parque das Nações, 1 escola e jardim de infância integralmente reconstruídos nas Laranjeiras e 3 novos jardins de infância, no Lumiar, na Pena e em Alvalade; abrimos o concurso para arrancarmos já no próximo ano lectivo com um primeiro alargamento da cobertura dos Alfacinhas e preparámos o programa de educação pela arte; abrimos o jardim bordaliano no museu da cidade e recuperámos os jardins Constantino, da Paiva Couceiro, do Tourel e, no final do mês, estará pronto o do Príncipe Real. Foi aberto o primeiro concurso para atribuição de ateliers e conseguimos aprovar um novo Regulamento de Taxas Municipais, mais justo e que é um modelo de simplificação, com a eliminação de mais de 2000 taxas. A candidatura do Fado a património imaterial da Humanidade está pronta e será apresentada na UNESCO até Agosto. A ModaLisboa regressou e Lisboa ganhou novos eventos como a Volvo Ocean Race em 2012.

O esforço de planeamento prosseguido nestes dois anos está em fase conclusiva. Já aprovámos para discussão pública os planos de pormenor da Baixa, da Matinha, das Amoreiras e, no próximo mês, iremos apreciar o do Parque Mayer, de Alcântara e da Boavista Nascente.

Este trabalho culminará com a conclusão da revisão do Plano Director Municipal, que, com a reforma administrativa da cidade e a reestruturação dos serviços do Município, constituem os grandes objectivos estratégicos deste início de mandato.