sábado, 9 de janeiro de 2010

Isabel Alçada:"O país está à frente dos interesses dos professores"



Ministra da Educação garante que os princípios da avaliação dos professores se mantêm intactos.

Uma nova carreira e um novo modelo de avaliação, onde estão garantidos os princípios de exigência, rigor e qualidade. Tem em conta a experiência adquirida, a discussão nas escolas, a afinação de critérios... Achámos que tudo o que era válido devia ser mantido e outros aspectos modificados. Foi o que ocorreu.

Mas o importante é que os professores se sintam motivados para fazer o melhor porque é isso que os alunos precisam, é isso que os pais esperam da escola e é isso que o ME está empenhado em realizar. Termos um modelo de avaliação que permita que a progressão na carreira seja feita em função da qualidade e não de uma passagem automática.

Uma política de educação para o século XXI.

Temos uma equipa para fazer uma revisão e ajustamentos dos currículos e outras equipas a trabalhar na área da formação para o novo modelo da formação de professores. Há já gente a estudar a forma como vamos implementar o acordo ortográfico. Há um outro grupo que está a estudar a forma como o ensino artístico, nomeadamente o da música, vai ser aprofundado, com propostas que têm a ver com o modelo em que assenta a "Orquestra-Geração", que permitirá aprofundar o ensino da música para todos nas nossas escolas. E depois há os programas que já estavam lançados: o Parque Escolar, as "Novas Oportunidades", o Ensino Profissional e o grande investimento aí feito. E que permitirá ir mais longe e alargar aos doze anos de escolaridade obrigatória a oferta de outras vias de completamento do ensino profissional. Temos também uma equipa a trabalhar na forma como as profissões são divulgadas, para que os jovens possam escolher bem a melhor via escolar e profissional. Há muito trabalho lançado.

Entrevista por Maria João Avillez, para o jornal iOnline, publicado em 09 de Janeiro de 2010.

Entrevista completa publicada no site iOnline, nos formatos vídeo e texto

(Foto Paulo Jorge Figueiredo / revista Caras)