sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A importância das juntas

A importância das juntas de freguesia na execução de políticas ao serviço das pessoas foi sublinhado por António Costa, na intervenção feita durante o jantar de apresentação das candidaturas UNIR LISBOA às freguesias de Benfica, São Domingos de Carnide. «Se com todos a remar para o mesmo lado já é difícil executar certas tarefas, imaginem quando isso não acontece», alertou o candidato à presidência da CML, enfatizando a necessidade de cooperação estreita entre as juntas e o executivo camarário. António Costa, na linha do programa da candidatura, voltou a defender a necessidade de uma dupla descentralização de poderes: do Estado para o Município, reafirmando a necessidade da regulação do trânsito na cidade passar a ser competência exclusiva da Polícia Municipal, e do Município para as juntas, em matéria de pequenas reparações de calçadas ou pavimentos, em matéria de limpeza ou até de licenciamento de pequenas obras.

Foi num ambiente de grande mobilização e determinação que decorreu o jantar que serviu para apresentar os candidatos das três freguesias em causa.

Na intervenção que antecedeu a do candidato à presidência da CML, Helena Roseta, a nº 2 da lista UNIR LISBOA voltou a realçar a convergência que foi possível alcançar nestas eleições autárquicas de Lisboa entre o PS e movimentos de cidadãos. Convergência que, sem anular diferenças, se faz em torno de um objectivo comum: trabalhar por Lisboa e pelas pessoas que vivem na nossa cidade. «Este é um momento histórico», disse Helena Roseta, frisando a necessidade de até 11 de Outubro todos trabalharem com afinco para que este projecto saia vencedor das eleições e seja posto ao serviço de Lisboa.

A julgar pelo ambiente vivido esta noite, é esse o caminho.