quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

António Costa e o Bairro das Furnas: chegou e viu, prometeu e... cumpriu

Durante a sua campanha eleitoral, António Costa visitou o Bairro das Furnas.

Deparou-se com situações aberrantes, consequência de promessas utópicas de Santana Lopes e do seu consequente incumprimento.

Entre as promessas incumpridas pelo ex-autarca do PSD, está a instalação de 20 elevadores, com a qual aliciou a população daquele Bairro camarário.

Dos 20 elevadores que prometeu instalou 4 e dos 4 que instalou apenas 2 ficaram em funcionamento, ainda assim deficiente.

Na base do mau funcionamento estava a infiltração das águas de esgoto nas caixas dos elevadores.

Durante anos ficaram sem funcionar 2 elevadores com um custo a rondar os € 100.000, pagos pelo erário público.

Sensível à situação e aos apelos da Associação de Moradores do Bairro das Furnas, António Costa prometeu que logo que tomasse posse solucionaria o problema.

E se assim o disse, assim o fez. Um mês após a sua tomada de posse o actual Presidente da Câmara, apesar de ter encontrado as contas camarárias num estado de calamidade, mandou avançar as máquinas para substituir o ramal de esgotos e rebaixar a sua cota para que as águas não voltassem a entrar nas caixas dos elevadores.

E, claro, António Costa pagou os elevadores que Santana Lopes ficou a dever.

Mas não se ficou por aqui. Sensível que foi aos problemas de estacionamento no bairro, António Costa deu cumprimento a uma solução apresentada pela Associação de Moradores.

As obras de um novo espaço de estacionamento no Bairro das Furnas estão já adjudicadas e inciar-se-ão muito em breve.

António Costa não prometeu elevadores aos moradores nem qualquer outra obra que não pudesse cumprir. Apenas prometeu o razoável e o exequível e o que prometeu... cumpriu.

Carlos Cardoso

(Membro da bancada do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia de S. Domingos de Benfica)