Mostrar mensagens com a etiqueta Autarquicas 2009. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Autarquicas 2009. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

António Costa pede maioria absoluta



António Costa pediu, esta sexta-feira, a maioria absoluta, sublinhando que «as eleições só se ganham depois de contados todos os votos».


Ver reportagem completa TSF

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sócrates confiante em vitória em Lisboa, António Costa apela à mobilização



«O secretário-geral do PS, José Sócrates, expressou hoje confiança numa “grande e expressiva” vitória de António Costa em Lisboa, mas o cabeça-de-lista do PS à Câmara da capital sublinhou que “nada está decidido ou ganho”.

“Ele é um grande político e tenho a certeza que vai ter uma grande e expressiva vitória eleitoral”, disse José Sócrates aos jornalistas, à entrada da Gare Marítima de Alcântara, onde foi apresentada a comissão de honra da candidatura “Unir Lisboa”. O secretário-geral dos socialistas sublinhou o “grande trabalho” que António Costa realizou nos últimos dois anos à frente da autarquia lisboeta.

Um trabalho que os lisboetas irão reconhecer, bem como os “méritos pessoais e políticos” de António Costa, acrescentou Sócrates. O secretário-geral do PS afirmou encarar como “um dever” a sua participação na campanha para as eleições autárquicas de 11 de Outubro.

Mais prudente que José Sócrates, António Costa fez um apelo à mobilização e sublinhou que “nada está ainda decidido ou ganho”. “Cada eleição é uma eleição, com um quadro político, um contexto local e protagonistas próprios. Nem a vitória de ontem do PS garante por si a nossa vitória, nem a soma aritmética dos votos dos partidos da coligação que nos defronta a impede”, afirmou.

António Costa sublinhou que o “voto útil, construtivo e eficaz de que Lisboa precisa é nas listas do PS”. “Temos condições para uma vitória da candidatura Unir Lisboa na Câmara, na Assembleia Municipal e nas freguesias, permitindo governar a cidade com estabilidade, coerência programática, cooperação institucional, rigor e ambição”, declarou.

A comissão de honra da candidatura de António Costa reúne mais de 900 nomes que, apesar do grande peso da Cultura, provêem de diversas áreas de intervenção, integrando desde o escritor e ensaísta Eduardo Lourenço ao presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. O Sporting também está “representado”, com o presidente do Conselho Fiscal do clube, Agostinho Abade, e o ex-presidente e empresário Filipe Soares Franco.

O constitucionalista Jorge Miranda, o fiscalista Medina Carreira, o presidente da Agência para o Investimento, Basílio Horta, Frei Bento Domingues, o arquitecto Carrilho da Graça ou o escritor Jacinto Lucas Pires integram igualmente a comissão de honra. “O melhor de Lisboa está aqui”, disse António Costa, sublinhando o “grande sentido de responsabilidade” que aqueles apoios lhe dão.

Para José Sócrates, o conjunto ecléctico de apoios à candidatura “Unir Lisboa” “significa uma grande capacidade de atracção do Partido Socialista”. O mandatário sénior da candidatura, Raul Solnado, recentemente falecido, foi recordado por António Costa no início da sua intervenção, numa evocação que pôs a sala a aplaudir de pé e emocionou José Sócrates.»

28.09.2009 - 22h19 Lusa, publicado no Público Online

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Lisboa sem sentido:Uma ideia de cidade


É interessante notar, nas recentes declarações dos candidatos à CML, as diferentes concepções de cidade de António Costa e PSL. Durante a tarde, António Costa resolve a embrulhada que PSL fez do Parque Mayer e á noite, num jantar cheio de apoiantes e simpatizantes da candidatura Unir Lisboa, António Costa fala de novas expansões do Metropolitano, do Eléctrico rápido e de equipamentos recuperados e postos ao serviço da população.

E o que propõe PSL? Buracos, betão e burocracias!

Nas palavras de António Costa, vemos como prioridade os transportes públicos, PSL desresponsabiliza-se e foge a questões, chutando para uma Autoridade Metropolitana de Transportes qualquer decisão sobre a expansão do Metro. Quando António Costa propõe um Eléctrico rápido que facilite a vida às pessoas, PSL propõe rotundas ao serviço do todo-poderoso automóvel E em todos os discursos, António Costa não esquece os equipamentos sociais, enquanto PSL fala de desnivelamentos, mais uma vez obras que ninguém sabe como pagará. Peço desculpa, acho que já todos sabemos que simplesmente não pagará! Com PSL é sempre quem vem a seguir que paga as contas.

Temos até 11 de Outubro para mostrarmos que Lisboa precisa controlar os carros e o estacionamento, Lisboa precisa de estratégia e seriedade, e que Lisboa precisa de António Costa.

Autor: João Boavida em Unir Lisboa

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Visite o blog Unir Lisboa



Visite o blog de Unir Lisboa / António Costa. Informe-se sobre as alternativas em jogo. Dê também a sua opinião.

http://unirlisboa.blogs.sapo.pt/

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

António Costa: O Metro e o Ferrari

A candidatura UNIR LISBOA defende uma alteração do paradigma da política de mobilidade na cidade, que privilegie as pessoas em detrimento do automóvel. A cidade, e designadamente o seu centro, deve ser ser vivenciada pelas pessoas, sem que estas - enquanto peões - sejam prejudicadas pela ocupação pelo automóvel do espaço que a elas deve ser destinado, ou pelo excesso de poluição atmosférica ou sonora provocado pelo número excessivo de automóveis a circular.

Hoje, o centro da cidade de Lisboa é a zona da cidade melhor servido pelos transportes públicos, com várias estações de metro, com dezenas de carreiras de autocarros, pelo comboio, até por barcos vindos da outra margem. O transporte público de qualidade é uma peça incontornável de uma política de mobilidade que tenha as pessoas como destinatários principais e que privilegie os peões ou outros modos de mobilidade suave em detrimento do automóvel.

A promoção do transporte público deve ser um elemento central de uma política de mobilidade responsável.

É nessa linha que António Costa anunciou que uma das acções que em breve será levada a cabo pela candidatura UNIR LISBOA, como forma de promover a utilização do transporte público em Lisboa, será uma corrida entre um Ferrari e o Metropolitano, que demonstrará à saciedade a vantagem do recurso aos transportes públicos.

O que acaba por evocar uma sua iniciativa já de há vários anos, aquando da sua candidatura autárquica em Loures, de uma corrida entre um Ferrari e um burro, querendo demonstrar a falta que uma ligação de metropolitano a Loures provocava (entretanto, o Metro chegou mesmo a Loures...). Ora, em Lisboa, grande parte das pessoas tem esse meio de transporte ao seu alcance.

Não perca em breve a corrida entre o Metro e o Ferrari!

Fonte: UNIR LISBOA

Apresentação dos candidatos Unir Lisboa às Juntas de Freguesia de Benfica, São Domingos de Benfica e Carnide



António Costa participará no jantar de apresentação dos candidatos Unir Lisboa às Juntas de Freguesia de Benfica, São Domingos de Benfica e Carnide

Dia 3 de Setembro (5ª feira), às 20h30, no Restaurante Bufalo Grill (Jardim Zoológico)


As inscrições devem ser feitas para o tlm 962375867, ao cuidado de João Boavida.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

António Costa ambiciona que Lisboa seja Top 3 das melhores cidades mundiais para congressos




António Costa tem como um objectivo importante do seu próximo mandato em Lisboa, que esta cidade atinja o Top 3 das melhores cidades mundiais para congressos. Hoje, Lisboa está na 6.ª posição mundial. É um grande privilégio que muitos lisboetas desconhecem.

Isso significará para Lisboa:

* Mais turismo,
* mais receitas dos hotéis e do comércio e serviços,
* mais segurança,
* mais urbanismo de qualidade,
* mais cultura,
* mais qualidade ambiental.

Ou seja, Lisboa, com António Costa, reforçará a sua posição como uma das melhores cidades mundiais para se viver.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Lisboa de Verdade

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Autárquicas/Lisboa: Helena Roseta é número dois da lista de António Costa

A vereadora Helena Roseta, eleita pelo movimento "Cidadãos por Lisboa", vai ser a número dois da lista do candidato socialista, António Costa, revelou hoje fonte camarária.

De acordo com a mesma fonte, as listas vão ser elaboradas com base nos resultados das eleições intercalares de 2007 para a Câmara Municipal de Lisboa.

Os candidatos do movimento "Cidadãos por Lisboa" concorrem como independentes nas listas do PS.

Fonte: Lusa/SAPO

SAPO: Video da apresentação de candidatura de António Costa, 13-Julho

Apresentação da candidatura de António Costa à Camara de Lisboa

António Costa - Ambição para o futuro de Lisboa

Na política há combates mais e menos importantes, porque há momentos em que se escolhem apenas equipas; outros em o que está em causa é escolher entre verdadeiras alternativas, em que o nosso voto determina escolhas radicais.
É manifesto que o que está em causa nas eleições para a Câmara de Lisboa é uma escolha radical entre António Costa e a coligação da Direita, liderada por Pedro Santana Lopes.
Basta recordarmo-nos do que era o estado de Lisboa quando a Direita foi derrotada por António Costa para percebermos o esforço que foi feito para pôr a casa em ordem, que podem conhecer mais detalhadamente aqui. Ao qual José Saramago, com certeiro instinto de esquerda, se referiu, qualificando como “o magnífico trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município de Lisboa” e manifestando apoio à reeleição de António Costa.
Entre António Costa e Santana Lopes, ninguém na esquerda se pode considerar equidistante, tem de tomar partido, porque o futuro presidente da Câmara será o que tiver encabeçado a lista mais votada.
Depois da colaboração positiva entre António Costa e José Sá Fernandes, designadamente, em áreas tão positivas para a cidade como o Plano Verde de Lisboa e a integração exemplar dos trabalhadores precários, o Bloco de Esquerda rompeu o acordo que tinha com António Costa, afastou-se de José Sá Fernandes e absteve-se inclusive esta semana na votação crucial do empréstimo para a reabilitação urbana (o PCP nesta matéria votou ao lado do PS), pretextando equidistância em período pré-eleitoral.
Quando estão em jogo opções fundamentais para o futuro da cidade não podemos ser equidistantes, como parece ser agora a estratégia do Bloco de Esquerda.
António Costa contrapôs à gestão casuística, às obras de fachada, ao endividamento descontrolado e à quebra dos pagamentos aos fornecedores, medidas muito concretas, por exemplo: reduziu as dívidas aos fornecedores em 205 milhões de euros; reduziu os prazos de pagamento em 192 dias; 248 artérias da cidade estão a ser ou já foram alcatroadas, criou 80 km de corredor BUS; estão a executar 28 km de ciclovias até ao final do mandato.
António Costa não se limitou a arrumar a casa, lançou as bases do futuro de Lisboa, rompendo com o casuísmo e a ausência de objectivos estratégicos, tendo colocado recentemente à discussão pública a Carta Estratégica Lisboa 2010/14. Um compromisso para o futuro da cidade, que pode consultar aqui e que obedece a quatro orientações fundamentais: uma nova prática – cumulatividade das políticas públicas sobre Lisboa; uma centralidade reassumida -Lisboa Capital da República e da Cidadania aberta ao Tejo e ao Mundo; uma nova divisão administrativa para multiplicar escolhas - Lisboa, Cidade de Bairros, Cosmopolita; novos percursos e geração de oportunidades: Lisboa, Cidade da Descoberta.
António Costa tem uma paixão por Lisboa. Projecta um futuro ambicioso para a cidade que estimule as aspirações e a criatividade dos seus habitantes e assegure níveis mais exigentes de qualidade de vida para todos. É esse o seu único compromisso, tendo manifestado na entrevista concedida a Ana Sá Lopes ao jornal "i", de 11/12 de Julho, que pode ler aqui, que não disputará a liderança do PS, se vier a estar aberto este processo, e elogiado as acções dos ministérios que têm sido positivas para a resolução de problemas gravíssimos da cidade, mas referindo outros ministérios, relativamente aos quais as coisas não têm corrido bem para a cidade e os problemas têm-se agravado.
Esta é também uma diferença significativa de perfil relativamente ao candidato da Direita, António Costa assume um compromisso exclusivo com Lisboa para os próximos quatro anos, como já tinha afirmado quando se candidatou nas eleições intercalares.
Abandonou o Governo, onde era a segunda figura do executivo para se candidatar à Câmara de Lisboa. Está disponível, depois destes dois anos de mandato, para se dedicar exclusivamente a Lisboa nos próximos quatro anos.
É muito diferente de andar por aí, entre a Câmara e o Governo, conforme as oportunidades.
Nestas eleições cabe a cada um de nós assumir as nossas responsabilidades sobre o futuro da cidade. A nossa opção é clara: reeleger António Costa como Presidente da Câmara de Lisboa.
José Leitão

domingo, 5 de julho de 2009

Creative Cities Lisbon 2009





Creative Cities Lisbon 2009

Realiza-se, no próximo dia 7 de Julho, o lançamento internacional da Rede de Cidades Criativas, no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa. É uma iniciativa do Programa UT AustinPortugal, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e a Câmara Municipal de Lisboa.

O acesso é livre, mas sujeito a inscrição prévia através do site http://creativecitieslisbon.org/.
Segundo Richard Florida, as cidades são actores fundamentais para a economia de um país. As cidades que investem na creatividade são aquelas que vão ganhar maior relevância no panorama da economia do conhecimento.


Mais informações e inscrições em http://creativecitieslisbon.org/.

Fonte: http://criar2009.gov.pt/

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Eleições Autárquicas – Alargar a Cidadania

As eleições autárquicas marcadas para 11 de Outubro vão ser extremamente importantes e é positivo que se realizem depois das legislativas, porque desta forma poderão centrar-se na análise séria das propostas eleitorais e não ser contaminadas por uma lógica de voto de protesto.
Estou certo que isso permitirá analisar mais objectivamente como os diferentes autarcas têm cumprido as suas promessas eleitorais e discutir os projectos em confronto.
Estas serão também eleições em que irão participar um número maior de candidatas do que nas eleições anteriores em virtude da Lei da Paridade que se deve ao empenhamento reformador do Partido Socialista sob a liderança de José Sócrates, que tem estado na primeira linha do alargamento da participação política das mulheres, como é justo recordar.
Esta participação representa por si só um alargamento da cidadania, mas há outra oportunidade que não devia ser perdida de alargar a cidadania, que tem a ver com a possibilidade de participação de imigrantes de algumas nacionalidades nas eleições locais.
Essa participação também teve início por iniciativa do Partido Socialista, na altura sob a liderança de Antonio Guterres, e foi um primeiro passo do que deverá ser a participação de todos os imigrantes nas eleições locais, quando se eliminar a exigência de reciprocidade ainda consagrada na Constituição da República.
Foi enorme o entusiasmo com que os imigrantes designadamente cabo-verdianos e brasileiros acolheram esta possibilidade e muito elevada a participação dos cabo-verdianos. Realizaram-se campanhas de informação quando se realizaram as primeiras e segundas eleições autárquicas abertas à participação dos imigrantes com a participação activa do ACIME, do STAPE e da CNE e de diversas associações imigrantes.
Nos últimos anos têm-se realizado muitas iniciativas sobre o alargamento da participação política dos imigrantes como a que refiro aqui, mas essa participação tornou-se menor, menos visível, tendo faltado campanhas de informação que mobilizem os que já podem participar nas eleições locais.
Ao mesmo tempo que se verifica a defesa de uma discutível participação irrestrita de todos os imigrantes nas eleições em geral, incluindo legislativas e presidenciais, verifica-se um défice de informação e iniciativa para assegurar que aqueles imigrantes que o podem fazer participem nas próximas eleições locais.
Uma excepção a esta atitude é campanha pelo recenseamento que está ter lugar nos Açores por iniciativa da AIPA, Associação dos Imigrantes nos Açores, como podem ver aqui, através da qual se pretendem precisamente criar condições para que participem os que já o podem fazer.
A participação dos imigrantes nos partidos políticos, de que foi também pioneiro o Partido Socialista sob a liderança de António Guterres, e nas eleições locais são um acto de justiça, um alargamento da cidadania que é imprescindível para criar sociedades mais igualitárias e coesas.
O recenseamento eleitoral dos imigrantes e dos cidadãos em geral irá ser encerrado por volta de 29 de Julho pelo facto de se irem realizar eleições legislativas a 27 de Setembro, antes das eleições autárquicas.
Ignoro se irá ainda ser publicado um novo aviso indicando se os cidadãos de mais algum país ainda se poderão recensear, tendo em conta as alterações legislativas verificadas, mas independentemente disso é importante que os que já podem recensear-se e ainda o não fizeram o venham a fazer.
De acordo com a informação disponibilizada pela Comissão Nacional de Eleições aqui têm já capacidade eleitoral activa e passiva os cidadãos dos Estados-Membros da União Europeia, do Brasil de Cabo Verde. Só têm capacidade eleitoral activa os cidadãos da Argentina, Chile, Islândia, Noruega Uruguai e Venezuela.
As próximas eleições autárquicas podem ser mais inclusivas e contribuir para um alargamento da cidadania, nomeadamente, através da participação de mais mulheres e de mais imigrantes.
José Leitão

quinta-feira, 7 de maio de 2009

António Costa visita Bairro das Furnas

António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa visitou esta semana o Bairro das Furnas em São Domingos de Benfica, onde se inteirou das obras ali realizadas pela Gebalis, E.M.

As obras que tiveram um custo de cerca de € 60.000, há muito vinham a ser reclamadas pelos moradores, através da sua associação de moradores.

Foram melhorados os espaços exteriores, nomeadamente foram feitos recortes nos passeios para recuo dos contentores de lixo, foi criado um parque de estacionamento, foi feito um reordenamento do trânsito automóvel, pintadas as passadeiras, criado um espaço para cultura floral, etc.

A apresentação aos moradores sobre o trabalho realizado, foi feita pelo Sr. Presidente da Gebalis, E.M., Luis Natal Marques, na sede da Associação de Moradores do Bairro das Furnas.

Estiveram ainda presentes nesta apresentação a Vereadora da Habitação e Acção Social, Ana Sara Brito, o Vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, os restantes membros do Conselho de Administração da Gebalis. E.M., Sérgio Cintra e Maria Helena Correia, para além de inúmeros funcionários desta empresa camarária e da Câmara Municipal de Lisboa.

A Associação de Moradores do Bairro das Furnas, orientada pelo Presidente da Direcção Carlos Cardoso, proporciona aos moradores inúmeros serviços e actividades, tais como: apoio jurídico, apoio psicológico, acesso gratuito às novas tecnologias da informação, o convívio permanente entre os moradores fornecendo-lhes os canais "pay-per-view" descodificados, viagens turisticas mensais a preços simbólicos, espectáculos de variedades cujos artististas são os próprios moradores, mantendo jovens e idosos em permanente ocupação, parceria com a Unidade de Saúde das Tílias que realiza rastreios de colesterol, glicémia, tensão arterial, etc. de modo gratuito aos moradores.
Tudo isto é conseguido com uma quota de € 1,00/mês, muita criatividade e imaginação.

As obras agora realizadas conjuntamente com as actividades da associação de moradores permitem melhorar significativamente a qualidade de vida da população do Bairro das Furnas.